3

Os dez maiores escritores de todos os tempos

Fazer uma lista dos melhores em alguma coisa nunca é uma empreitada fácil, que o diga a Revista Rolling Stones, que sempre faz listas e sempre cria polêmica. Então essa tarefa de escolher os dezescritores mais importantes da literatura não foi nada simples. Primeiro porque nessas listas você sempre acaba deixando alguém muito bom de fora. Segundo que num universo tão amplo como é o da literatura, é muito complicado falar só de 10 nomes. Qual gênero escolher, qual escola literária eleger, são dúvidas na hora de realizar a lista.

Como critério não usei apenas meu gosto pessoal, mas sugeri autores que forneceram um legado que alterou para sempre a linguagem da literatura, transformando histórias as vezes banais em verdadeiras obras-primas, então ai vão os 10 escritores que acredito estão impermeabilizados na história da literatura.

10 – George R. R. Martin




George R. R. Martin
George R. R. Martin

Estava pensando em qual escritor de literatura de fantasia colocar antes, quem foi melhor, entre George eTolkien. São sem dúvidas dois grandes escritores, ambos com obras magnificas. Tolkien teve em seu As Crônicas de Gelo e Fogo um enorme sucesso editorial e um fenômeno na década, ele conseguiu criar mundos tão maravilhosos, que encanta corações até hoje. Seus personagens são um marco da literatura fantástica, e por isso merece esse décimo posto aqui.

09 – J. R. R. Tolkien


Tolkien

O George foi esplendoroso, uns dos maiores escritores de todos os tempos, mas não conseguiu chegar na grandeza do Tolkien, que criou obras despretensiosas para seus filhos e com isso se tornou a melhor saga fantástica já escrita e outros grandes livros. O Hobit e Senhor de Anéisestão para sempre no hall das grandes obras. Suas produções se destacam não apenas por seus incríveis diálogos, narrações épicas e por prender a atenção do leitor. O mais interesse nos livros de Tolkien são os diálogos criados exclusivamente para eles, como o Élfico usado pelos elfos em Senhor dos Anéis e Hobit. Assim como o neologismo de João Guimarães Rosa mudou o paradigma das obras no Brasil, a linguagem élfica mudou a literatura no mundo.

08 – Machado de Assis


Machado de Assis

Para muitos o melhor escritorbrasileiro da história, suas obras mudaram o que se conhecia como literatura na época, ele revolucionou e engrandeceu a escrita no Brasil. Isso sem contar sua trajetória de vida, que todos já conhecem e engrandecem ainda mais sua história. Mulato, epilético e pobre, numa sociedade extremamente preconceituosa, e ainda sim conseguiu realizar todos esses feitos.

Sua maior obraDom Casmurro, ainda é bastante debatido no Brasil e tema obrigatório em vários vestibulares. Mas Machado é muito mais do que Dom, ele produziu outras obras primas como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Helena e Quincas Borba, além de poesias, teatro, jornalismo, crônica, contos.  Nada mal para um mulato carente e que não frequentou nem mesmo a universidade.

07 – Edgar Allan Poe


 Edgar Allan Poe

Aquele que inaugurou o tema mistériopolicial na literatura, com o personagem C. Auguste Dupin. Eu não gosto tanto do estilo literário que ele emprega, mas como disse na introdução, não escolhi autores apenas pelo gosto pessoal, mas também aqueles que forneceram um legado que alterou para sempre a linguagem da literatura e isso Allan Poe fez com maestria.

Graças a ele nomes como Agatha Christie com o detetive Hercule Poirot e Arthur Conan Doyle com o mundialmente famoso Sherlock Holmes tiveram oportunidades de crescer e serem conhecidos como são hoje. Por isso, Allan Poe, fica em sétimo lugar nessa lista.

06 – Jane Austen


Jane Austen

A Inglesa não poderia ficar fora dessa lista, suas obras tratam de temas extremamente delicados como preconceito, classe social e principalmente as mulheres revolucionárias. Só por essa coragem de tocar nesses tópicos ela já merece elogios, mas a maneira como ela escreve é algo magico, ela tem uma ironia única o que acaba fazendo suas críticasficarem de certa forma elegante. Com isso mesmo as pessoas mais conservadoras acabam torcendo para que seus personagens consigam quebrar essas barreiras da época e serem felizes. Uma extraordinária escritora que tem como suas grandes obras: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Emma, que foram adaptadas para o cinema com a mesma qualidade da literatura.

05 – Gabriel García Márquez


 Gabriel García Márquez

O jornalista e escritor colombiano é muito importante na só na literatura latino-americana, mas principalmente na política. No seu auge, Gabriel teve que lidar com a dura repressão dos regimes militares e junto com Eduardo Galeano, foram fundamentais para retratar bem aquela época. Seu estilo literário era o Realismo Fantástico muito bem representado por seu mais famoso livro que é Cem Anos de Solidão. Outras grandes obras produzidas por ele foram: “O amor nos tempos da cólera” (1985) e Memória de Minhas Putas Tristes“. Foi um grande escritor e grande personagem para a América Latina.

04- H. G. Well


 H. G. Well

Mais um britânico para a lista. Well foi o maior escritor de ficção científica e uns dos maiores escritores do mundo. Tem entre seus grandes livros A Máquina do Tempo e O Homem Invisível. Pensar em máquina do tempo lá em 1890 é de uma primazia impressionante, ele ousou e revolucionou a forma como a literatura via a ficção cientifica naquela época.





 

 

03 – Dante Alighieri


Dante Alighieri

Estava faltando poesia nessa lista, já tinha pensando em Fernando Pessoa, que por um pouquinho acabou ficando de fora da lista do meus dez mais.  Dante foi o maior poeta italiano e uns dos maiores do mundo, suas poesias sempre com uma ironia fina foram cruciais para o renascimento. Sua grande obra, A Divina Comédia, foi feita após um período complicado na vida do autor, ele tinha sido abandonado pela mulher e teve que ir para o exilio. Sua obra inspirou diversos artistas, como o pintor Sandro Botticelli. É uns dos autores mais falados e estudados no mundo e mereceu o terceiro lugar na lista.

02 – Homero


Homero

Mais um poeta na lista, Homero poeta da Grécia antiga. Sua importância é extrema, pois como não há muitos objetos e detalhes dessa época, suas obras permitem com que conheçamos mais profundamente essa era de ouro da humanidade. Seus dois maiores poemas são A Ilíada e A Odisseia. Essas narrativas épicas moldaram toda a estrutura da literatura ocidental, sua mitologia permitiu diversas criações e historias póstumas. Homero é uma lenda, pois não sabemos de verdade se ele existiu, como quando e onde ele morou, só nos resta apreciar a sua maravilhosa literatura.

01 – William Shakespeare


William Shakespeare

O maior de todos e o que chegou mais perto da perfeição, o mais aclamado, o melhor. Shakespeare conseguiu traduzir muitos dos temas universais para sua literatura, amor, traição, família, guerra, drama, comedia, dinheiro, prestigio. Todos esses temas estão presentes na obra do maior e melhor escritor do mundo. Suas obras mais famosas são:Romeu e Julieta e Hamlet e Macbeth, elas influenciaram e influenciam até hoje toda a literatura, não há quem escreva que não se inspire no poeta. Muitos conceitos e paradigmas foram quebrados pelo inglês. Suas obras continuam um alto teor psicológico e o dramaturgo era capaz de escrever sobre qualquer tema. Um gênio.

|

3 Comments


Onde é que ficam CS Lewis, Dostoyevsk e Leon Tolstoy?


Onde esta Camões e Fernando pessoa


Cadê camões? Tolstói?
JK Rowling?
Miguel de cervates?

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates