0

Dez livros de ficção cientifica que você deve ler

on 08:45 in
A ficção cientifica é um gênero relativamente novo na história da literatura, pois, só conseguiu tomar forma com o desenvolvimento das Ciências. O gênero pode ser definido como uma junção perfeita entre Ciênciae a Arte.
Hoje já há uma divulgação muito maior desse gênero, vários filmes já foram lançados com essa temática, há quadrinhos, livros, peças de teatro e muito mais. Uma pena que ainda não seja tão lida, é um gênero que dificilmente entra na lista dos livros mais vendidos, pois são histórias que exigem uma intensa reflexão, sobre a vida, sobre a tecnologia e sobre nosso mundo que é cada vez mais dependente das novas tecnologias.
São histórias que te prendem da primeira àúltimapágina. Para homenagear esse gênero tão especial na literatura, indicaremos 10 livros que você não pode deixar de ler de jeito nenhum, são clássicos do gênero e garanto que será um prazer lê-los.

Saga O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams

Saga O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams
Não poderia começar uma lista dessa de outra forma, a saga de Douglas Adams é um clássico do gênero e umas das melhores séries que eu já li. A história intemporal acompanha umadupla de amigos em uma longa jornada pelo espaço.
Tecnologia, computadores, amizade, disputa, filosofia, reflexões diversas, extraterrestes, tudo está presente nas obras. Com um ritmo intenso, diversas piadas, ironia fina e dramaticidade na medida certa, Douglas Adams nos faz percorrer o Universo e entender melhorar o significado da vida.

 

Um estranho numa terra estranha, de RobertHeinlen (1961)


Um estranho numa terra estranha, de Robert Heinlein (1961)
Um estranho numa terra estranha, de Robert Heinlein (1961)
Mais um clássico da ficção cientifica que eu recomendo intensamente. Toda criança tem aquela vontade de ter nascido em outro lugar, com uma outra família, aquela curiosidade inocente que os pequenos têm. Já imaginou se existisse essa oportunidade e você tivesse nascido em Marte, pois esse é o enredo do livro. Acompanhamos a história do estadunidense Valentine Michael Smith que depois de ter nascido e crescido em Marte, retorna ao que deveria ser seu Planeta natal.
Valentine é um ser fora do comum, tem uma inteligência superior e alguns donspróprios por ter nascido em Marte. Agora ele tem que lidar com a vida na Terra e todos os problemas que isso implica.
Um livro que aborda fé, politica, sociedade, capitalização, batalhas, sociedade e reflete como nós lidamos com essas questões visto por uma visão externa, de um homem que não nasceu aqui e tenta compreender porque a raça humana tem tantos problemas. Você vai mudar sua visão de mundo depois da leitura.

Fahrenheit 451, de Ray Bradbury (1986)


Fahrenheit 451, de Ray Bradbury (1986)
Fahrenheit 451, de Ray Bradbury (1986)
Deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas, pois a reflexão que esse livro traz é algo imprescindível para um jovem em formação. Sua narração poéticasobre como seria a sociedade norte-americana no futuro e um soco no estômago de todos nós. É para ser ler e refletir, um grande livro, que nos faz pensar sobre quem somos e porque agimos de determinada maneira.
A históriacomeça quando um governo extremamente vigilante manda queimar todos os livros disponíveis, esse jogo de metalinguagem que o livro ocasiona enriquece ainda mais a obra, a transformação nessa sociedade controlada se inicia quando um bombeiro chamado Guy Montag entende o quanto a leitura pode ser transformadora e abanca uma verdadeira revolução, nessa sociedade que estava sendo dominada e não percebia isso. Uma imensa reflexão.

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
Realmente um livro admirável, atemporal, assim como Fahrenheit 451 nunca envelhecerão, suas reflexões estarão sempre ali, prontos para nos fazer pensar e melhorar a nossa sociedade.
O livro descreve um hipotético futuro, no qual, a Terra seria dominada por um Estado Mundial, no qual, Henry Ford (sim você não está imaginando errado, é o próprio Ford) é idolatrado como umadivindade. As pessoas, nesse futuro, passam a nascer de uma linha de montagem, na qual, já saem programadas para efetuar uma certa função, numa determinada casta (seria uma espécie de cidade).
Nessa sociedade ninguém se sente triste, todos foram programados para cumprir uma determinada função nomeada e se sentir feliz com isso. Caso a pessoa começa a reclamar, ela toma uma droga que a faz se sentir realizada novamente.
Huxley produz uma obra genial, na qual, sociedade, consumo, manipulação, governo, todos são criticados, uns dos livros que mudou a minha vida.

Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke


Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke
Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke
Do mesmo criador do sensacional 2001 Uma Odisseia No Espaço, este livro mais uma vez fala sobre uma hipotética reunião com alienígenas. Ele se passa num futuro que a humanidadejá tem o controle de quase todo o Sistema Solar, quando surge na órbita do sol um objeto cilíndrico totalmente misterioso. Um time de especialistas é levado a investigar o objeto, descobre-se que não é uma nave, mas de um Planeta completo com cidades e entes vivos. Qual o objetivo de Rama, mais uma vez Arthur nos leva a reflexões que não se completam, essa é a intenção, não sabermos de tudo o que acontece, assim como em 2001, que cada vez que leio descubro uma coisa nova.

O Homem de Dois Mundos, de Frank Herbert e Brian Herbert

Um livro criado entre pai e filho, algo muito raro na literatura, pois criar uma obra em quatro mãos é extremamente complicado. A trama acontece na Terra e descobre-se que somos uma criação de um mundoalienígena, muito humor, ironia e sarcasmo, nessa que é uma obra um pouco mais leve se comparada a outras como Fahrenheit e Admirável Mundo Novo, o que não tira em nada sua qualidade. Boas risadas garantidas.

Simulacron, de Daniel F. Galouye

Conta a história de um mundo simulado, que seria um teste para se criar um mundo real. Li a pouco tempo, muito bom, um pouco mais difícil de acompanhar, pois, possui uma linguagem um pouco mais técnica e o ritmo é lento, ainda assim recomendo, boa reflexão.

Evolution, de Stephen Baxter

Acompanha toda a história de evolução do homem, desde que ele era um primata até os dias atuais. Passando de quando éramos amebas, macacos, homens pré-históricos, homens modernos até uma civilização futura. Reparem que em quase todos os livros fala-se do futuro, é uma característica do gênero, que palpita sobre qual será o destino humano. Livro fantástico, com uma linguagem acessível, um ritmo intenso e muitas reflexões.

As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury


As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury
As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury
Estamos cada vez mais perto de conhecer Marte pessoalmente, há até um projeto maluco, no qual, 60 pessoas vão fazer uma viagem em 2024 só de ida para o Planetas Vermelho, buscando criar um ambiente que seja habitável para outros humanos. Conhecemos pelas sondas que o Planeta não tem marcianos e nem nada muito interessante.
Mas quando o livro foi escrito em 1950, nada se conhecia sobre o Universo, por isso a ideia de retratar um Planeta sem ter a mínimanoção de como ele seja é muito boa. Marte descrito por Ray é bem diferente do que hoje conhecemos, tem rios, ruinas de cidades destruídas e uma decadente civilização de humanos telepatas. Apesar de hoje ser bizarro pensamos em um Planeta assim, o livro mantém seu mérito, com histórias de destruição, natureza, racismo e claro como se trata de humanos, guerras. Um bom livro, apesar de não ter mais o impacto que teve no seu lançamento.

Eu, Robô, de Isaac Asimov


Eu, Robô, de Isaac Asimov
Eu, Robô, de Isaac Asimov
Discute-se cada dia mais a robotização do ser humano, cada vez mais estamos mecânicos e sem sentimentos, por isso estaríamos mais parecidos com os robôs, ou seriam eles com agente.
Essa é umas das discussões que o esplêndido livro de Isaac nos traz quando o lemos. Outra discussãoé como evitar que essas máquinas se rebelem contra seus criadores, como acontece, por exemplo, em 2001 Uma Odisseia no Espaço.Isaac cria três leis e as coloca na programação dos robôs, impedindo assim que eles se rebelem.
Mas o que aconteceria se uma dessas leis falhasse, isso é o que o livro também nos traz, com excelente exploração desse hipotético cenário. Em um mundo cada vez mais mecanizado, é de vital importância que refretemos sobre esse tema.

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates