6

Memorial Afonso Pena em Santa Bárbara - Cidade Histórica

on 19:31 in , ,
  A ÁRVORE ENXERTADA DE 'AFONSO PENA'

Estive neste mês visitando o memorial Afonso Pena na cidade de Santa Bárbara no estado de Minas Gerais e pude aos poucos conhecer a história deste primeiro presidente mineiro. Entre tantas histórias para contar, um fato curioso me chamou a atenção, entre os últimos pedidos deixado em carta por ele me encantei com um; Afonso pena pediu para que ao redor de seu túmulo plantassem um pé de laranja para que fosse recordado a sua infância na casa de seus pais, o mais curioso é que no memorial realizaram este pedido com algo a mais, plantaram um pé de laranja enxertado com limão, a mesma árvore dá de um lado laranja e do outro limão, se eu aprendi isso na escola ou se algum momento de minha vida tive conhecimento, não sei, o fato é que achei muito curioso isto e nem imaginava tal possibilidade, me encantou. Como um bom curioso já estou experimento fazer em casa, quem sabe consigo também (risos), entre tantas atrações, recomendo uma visita por toda a cidade, principalmente a Matriz, que completou recentemente 310 anos... Maravilhoso conhecer está cidade, terra do meu eterno amor.






Abaixo quem foi Afonso Pena:

Formado em Direito, o mineiro Afonso Augusto Moreira Pena começou sua carreira política como deputado pelo Estado de Minas Gerais em 1874. Posteriormente foi deputado federal, ministro, governador de Minas Gerais, vice-presidente de Rodrigues Alves, até que em 15 de novembro de 1906 foi elevado à presidência.

Afonso Pena se deparou com uma situação econômica relativamente estável, resultado da administração anterior de Rodrigues Alves. Embora Afonso Pena tenha desejado promover a industrialização do Brasil, teve que se render aos interesses dos cafeicultores, visto que foi através destes que o presidente foi eleito, na chamada política “café-com-leite”.

Afonso Pena
Afonso Pena
Uma das medidas de favorecimento aos produtores de café foi o Convênio de Taubaté, o qual estabelecia que, para manter o preço do produto, o Governo se comprometia a comprar todos os estoques excedentes. Afonso Pena também desenvolveu redes ferroviárias nos Estados da região Sudeste e modernizou portos para o melhor escoamento da produção do café. Para promover a entrada de mão-de-obra, seu Governo estimulou grandemente a imigração, principalmente de italianos.

Nesse período, os trabalhadores começaram a se organizar e a reivindicar melhores condições de trabalho, promovendo as primeiras greves da história brasileira. No Governo de Afonso Pena o exército passou por uma reestruturação, e em 1908 foi estabelecida a obrigatoriedade do serviço militar. O presidente veio a falecer em junho de 1909, assumindo assim, seu Vice Nilo Peçanha.

|

6 Comments


Oii!! Obrigada pela visita no meu blog!! Adorei o seu!!

To seguindooo!!

beijooos


Oi Thieres, tudo bem::: Parabéns pelo seu blog!!!!

Muito sucesso!!!

bjs

http://ladycatblog1.blogspot.com/


Gostei muito do seu blog e do post. Parabéns!

www.semsorte.com


Obrigado, fiquem a vontade!


Eu também sou de Minas Gerais!
Ótimo post, parabéns!

bj

http://nandaaflordapele.blogspot.com.br/


Quando for fazer uma montagem de foto observe melhor a luz e sombra

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates