2

Saiba como escrever uma peça teatral. Veja como começar:


Já atuando há algum tempo, senti a necessidade de escrever peças teatrais, de escrever os meus próprios textos, os meus próprios trabalhos. Comecei então aos dezenove anos a escrever a minha primeira peça. Procurando saber mais sobre como escrever e organizar o texto para ser interpretado, pesquisei na internet sobre o assunto e entre tanta coisa achei interessante e resumido este texto abaixo do blog “Baratas de Palco”. Espero que mais pessoas que tem a vontade de escrever aproveite bastante o texto. Eu estou amando escrever e já me considero um autor além de ator. O próximo passo é a direção. Boa Leitura:

Escrever uma peça corresponde a escrever o Roteiro, ou Script, para a representação teatral de uma história. O Roteiro contém tudo que é dito pelos atores no palco, e as indicações para tudo que deve ser feito para que a representação seja realizada.

Uma página sobre como escrever um Roteiro de Teatro não basta para passar toda a idéia do que é e do que requer essa tarefa.. É necessário que a pessoa tenha assistido a um espetáculo teatral pelo menos uma vez, e que leia alguns roteiros, para que tenha a noção completa do que é escrever uma peça, e sobretudo para compreender as limitações a que o teatro está sujeito, se comparado a outros meios de produção artística como a literatura e o cinema, e também o potencial dessa forma rica de expressão artística..

A peça de Teatro divide-se em Atos e Cenas. Os Atos se constituem de uma série de cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se dividem conforme as alterações no número de personagens em ação: quando entra ou sai do palco um ator. O cerne ou medula de uma peça são os diálogos entre os personagens. Porém, o Roteiro contém mais que isto: através das Rubricas e das Indicações ele traz as determinações indispensáveis para a realização do drama e assim orienta os atores e a equipe técnica sobre cada cena da representação.

"Texto retirado do blog Baratas de Palco"

|

2 Comments


Olá, amigo Thieres!
Faço conto, poema diversos como haicai, soneto, cordel e até um romance estou escrevendo, mas peça de teatro não tenho noção de como fazer.
Com essa dica, dar para ter uma ideia.
Tinha certeza de que você é capaz, sim, de escreva algo para dramaturgia.

Abraços!


Obrigado, estou escrevendo o meu primeiro texto e animado para mais outros. Abraços!

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates