0

A importância da maquiagem no teatro

Thieres Duarte sendo maquiado para entrar em cena

A maquiagem é muito importante para reforçar o sentimento que se quer passar. Todos sabemos o quanto a maquiagem muda uma pessoa. Por que é tão importante usar maquiagem ? Porque ela causa muito efeito, chama bastante atenção, atrai o olhar da pessoa que está vendo, ela embeleza ou enfeia. Também ajuda o ator nas expressões, um contorno enfatiza ou suaviza os traços do rosto, e também ajuda na identificação do personagem, bem como sua realidade espiritual.

Conhecendo o Rosto

Antes de fazer qualquer maquiagem, precisa-se conhecer o rosto a ser trabalhado.

Maxilar - olhar o formato, calculando as áreas de maior espaço para pintar. O maxilar pode possuir vários formatos: triangular, quadrado ou circular.

Olhos - se são fundos, grandes ou pequenos, salientes ou saltados. Pintar de preferência, valorizando sua cor.

Testa - o tamanho varia de pessoa para pessoa, podendo ser funda, saliente, grande, pequena.

Bochecha - dependendo do tamanho, pode ser cheia, magra, e até mesmo flácida.


Dicas de maquiagem


Tonalidades - sempre observar a tonalidade de pele da pessoa. Ex. não usar verde escuro em peles negras. Não usar lilás ou rosa em pele branca.

Cores alegres - vermelho verde, amarelo.

Cores agressivas - preto, azul escuro, marrom, vermelho com preto.

Rosa - a cor rosa bem clara usada na pálpebra inferior, dá a impressão de olhos parados/mortos.

Cores claras/escuras - sempre começar pela cor mais clara. A cor escura pode cobrir o erro da clara, mas a cor clara não pode cobrir o erro da escura.

Calcular os espaços do rosto = marcar pontos assimétricos, depois traçar com pasta d’água branca, pintar com a própria tinta, e preencher o resto do traçado com preto.

Elaborar - quanto mais elaborada a maquiagem, melhor sua qualidade, e entendimento do público. Pode-se usar misturas de cores, formando motivos em degradê.

Olhos - nunca preencher totalmente ao redor dos olhos de preto, porque perde-se a intensidade do olhar, mas delimitar, acentuando sua profundidade.

Símbolos - faz parte da criatividade utilizar símbolos conhecidos nas definições de personagens, complementando assim suas características próprias. Criar maquiagens definitivas como: caveira, bandeira, animais, flores, etc...

fonte: gte

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates