0

Você sabe o que é FANCIC / FANFICTION OU APENAS FIC?

on 11:25 in
Fanfiction, fanfic ou apenas fic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc, sem que haja a intenção de ferir os direitos autorais e a obtenção de lucros. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos fãs com as obras que apreciam para limites mais extensos. 

Com a popularização da internet, no final dos anos 90, muitos escritores deste tipo de literatura encontraram uma forma mais prática de atingir a outros fãs e pessoas com os mesmos interesses. Com o avanço dos mecanismos de busca se tornou mais prático encontrar sites dedicados aos fanfics. Embora uma grande parcela desses sites aborde um único personagem ou "gênero" (por exemplo: fanfics sobre mangá), existem outros que possuem textos de vários gêneros, bem como traduções de histórias em outras línguas.
O surgimento dos primeiros fanfictions, contudo, de acordo com Vargas (2005) advêm muito antes da concretização da web. Surgiram, nos EUA, na década de 70, com a publicação de histórias em fanzines, as quais eram tributo à série Jornada nas estrelas. No Brasil, a veiculação e a escrita dessa literatura só se concretizou mediante a publicação e adaptação para o cinema da obra Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Além de sites dedicados à armazenagem de fanfics, com o desenvolvimento de ferramentas de publicação de texto mais práticas (como os blogs e fóruns) foi desenvolvido um grande área de fanfics interativivos, uma espécie de cruzamento entre este tipo de literatura e jogos de RPG. Os personagens destes são usualmente originais, seguindo uma história paralela a da obra original, tomando emprestados algumas situações, seus e personagens e acompanhando sua cronologia. Cada autor/jogador controla um personagem e os rumos da história são discutidos em fóruns e e-mails.
Existem diversos blogs e sites brasileiros como Spirit e Nyah, além de estrangeiros como Fanfiction.net que trabalham neste formato, inclusive comunidades do Facebook que se dedicam a postagem de fanfics.
Embora os primeiros blogs de fanfics interativos sejam dedicados a aventuras inspiradas pela série Harry Potter, atualmente se podem encontrar blogs dedicados a fics inspirados por Transformers, X-Men, bandas como o Linkin Park,One Direction,Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis, Eragon, Turma da Monica Jovem, Naruto, Harry Potter, Crepúsculo, Supernatural, Percy Jackson e os Olimpianos, CSI, etc.
Normalmente os fanfics costumam dar a impressão de infringirem as leis sobre direito autoral, já que utilizam personagens criados originalmente por terceiros. Com exceção de casos onde os personagens já tenham caído em domínio público, as histórias que utilizem personagens ainda sob copyright podem ser proibidas por seus criadores originais. Contudo, devido ao grande número de sites na internet bem como os altos custos de um processo judicial, geralmente esse tipo de criação literária é permitida devido ao seu conteúdo ser criado por fãs, que provavelmente consumiram o produto original e não têm o intuito de obter lucro.

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates