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Editoras prestadoras de serviços ou comerciais? Dicas de qual o melhor caminho para o seu livro:

Thieres Duarte mostra as vantagens e desvantagens das editoras

 Editoras prestadoras de serviços ou comerciais?

Para auxiliar escritores iniciantes a decidirem qual caminho tomar diferenciarei cada um dos tipos de editoras e trarei vantagens e desvantagens de cada um desses dois tipos de publicações.

1 – Editoras Comerciais

São as editoras que publicam obras por sua conta e risco, sem investimento do autor.

Vantagens:

 a) Credibilidade

Ao publicar o livro por uma editora comercial, por serem em sua grande maioria as grandes editoras do país, agrega prestígio e credibilidade a obra. A editora acaba facilitando a participação do autor em feiras do livro, simpósios e afins… Esse contato com o público é fundamental  para quem deseja uma carreira literária.

b) Distribuição:

As editoras comerciais possuem um canal muito amplo de distribuição e com certeza não pouparão esforços para que sua obra entre nas maiores livrarias do pais.

c) Investimento

Eles bancam todo o livro. Desenhistas, revisores, diagramação, capa, acabamento, impressão… Você não precisara pagar nada.

d) Qualidade

Como eles estão investindo dinheiro do bolso deles, a editora fará o esforço necessário com toda sua equipe experiente para garantir o máximo de qualidade no que oferecerão ao público.

Desvantagens:

a) % de ganho

Os valores que as editoras pagam é baixo. Algo próximo aos 10% do preço de capa. Caso o o seu livro for vendido a R$30,00, você ganhará R$ 3,00. Se você vender 10.000 cópias que é bastante, você ganhará R$ 30 mil. Veja que viver apenas como escritor é difícil, mas o caminho até lá, apesar dos pesares, é empolgante.

b) Dificuldade de entrar no mercado

Muitas editoras preferem publicar autores consagrados para seus lançamentos a investirem em alguém desconhecido sem a certeza de sucesso. Isso aliado a grande quantidade de Aspirantes a Escritores tornam o mercado concorridíssimo o que dificulta de você ter seu livro publicado por uma dessas editoras. As vezes leva-se anos para alcançar esse objetivo. Muitos autores procuram editoras prestadoras de serviços para sua primeira obra e tentam divulgar por conta, caso de André Vianco, que publicou seu livro de forma independente e depois de vender mais de 4 mil cópias fechou contrato com uma grande editora.

c) Decisões

Visto que eles que irão bancar a obra, também são eles que decidem o título do livro, a capa, as ilustrações e etc…

d) Marketing

Esse ponto pode ser positivo, mas as vezes não, visto que essas editoras por terem muitos livros tendem a dar mais atenção aos seus figurões que lhe dão lucro certo. Isso nada foge da lei de mercado capitalista.

2 – Editoras Prestadoras de serviços

São aquelas que cobram total ou um valor parcial para a publicação de um livro.

Vantagens:

a) Entrada imediata no mercado

Você não precisa aguardar por meses o seu original ser aceito por uma editora, para depois, aguardar mais um bom tempo até seu livro se adaptar ao cronograma de lançamentos dessa editora.

b) Percentuais de ganho maiores

Os preços ficam a cargo do próprio autor. Sabendo que o custo não deve passar muito de R$ 15,00 por livro, se você vender a R$ 30,00 seu % de lucro é substancialmente maior que os 10% oferecidos pelas editoras comerciais.

Desvantagens:

a) Distribuição

Dificuldade na inserção da obra no mercado, pois a distribuição fica a cargo do autor e, se ele não é conhecido, como seria o caso, existe uma grande probabilidade dele ficar com a maioria dos livros guardados ou distribuídos apenas para amigos e familiares;

b) Falta de credibilidade

Muitas  vezes, falta qualidade, tanto na obra quanto ou nas edições, empobrecendo o livro. Como basta a vontade e dinheiro para se publicar o livro, muitas obras carecem de qualidade e experiência e muitas tramas deixam muito a desejar. Outras vezes o autor lê um best-seller e resolve escrever uma história muito parecida apenas por ter adorado aquela obra. Para isso existem as fanfic. Livros muitas vezes não passam pelos devidos processos de revisão.

c) Custo

Você pagará por todo o processo. Desenhistas, revisores, impressões. Se prepare para gastar no mínimo R$ 20 mil.

c) Venda

Ao pagar pela impressão, obviamente você terá os livros em sua mão.  Digamos que você pague por 2mil cópias, você terá que vendê-las por sua conta. Prepare-se para isso, pois necessitará de muito esforço e trabalho, mas não é impossível.
Conheço casos, como citado anteriormente do André Vianco, um dos mais conhecidos escritores brasileiros de ficção que começou em 2000 fazendo 4mil cópias de seu livro Os Sete, por uma editora prestadora de serviço e, após vender todas as cópias e criar um nome no mercado, em 2001, obteve o apoio da editora Novo Século. Ou ainda o caso de Raphael Draccon que teve seu livro publicado diretamente pela editora Leya, uma das maiores editoras comerciais do Brasil.
Como pode-se ver, ambos os tipos de publicações têm suas partes boas e ruins. Cabe ao próprio autor verificar o que deseja e traçar a sua  estratégia, escrever seu livro com muita dedicação e persistência e não desistir nunca que seu dia uma hora chegará!



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