0

David Letterman: O Rei dos Talk Show's se despede da Televisão

on 16:03 in
David Letterman durante a abertura de seu último programa, exibido na noite desta quarta-feira (20) (Foto: Jeffrey R. Staab/CBS/AP) 
  
David Letterman é o famoso apresentador de televisão dos Estados Unidos e consagrado no comando de talk show que leva o seu nome.

Nascido em Indianápolis no dia 12 de abril de 1947, David Michael Letterman é filho do florista britânico Harry Joseph Letterman com a secretária da igreja presbiteriana de germânicos Dorothy Letterman. David passou sua infância na cidade natal e se apaixonou por carros, já que Indianápolis é o berço de uma das mais importantes competições automobilísticas do mundo. Quando era garoto, seu pai sofreu de um ataque cardíaco que conseguiu superar, mas isso marcou a vida do jovem David, pois sempre foi um medo perder o pai. Embora tenha vencido na primeira vez, Harry Letterman não resistiu ao segundo ataque cardíaco, quando tinha 57 anos de idade, porém David já era um homem adulto. Este trabalhou em uma rede de supermercados até ser aprovado para estudar na Ball State University, em Indiana. Foi membro da fraternidade Sigma Chi e graduou-se, em 1969, em Rádio e Televisão na referida universidade.
David Letterman  começou sua carreira como anunciante na própria rádio da faculdade, mas foi demitido por tratar a música clássica com irreverência. Assim, David foi trabalhar para outra rádio e amadureceu na carreira. Na televisão, foi âncora e homem do tempo no canal WLWI. Seu comportamento irreverente mais uma vez o destacou, mas, desta vez, não causou sua demissão, e sim reconhecimento. Trabalhou ainda em um programa infantil chamado Freeze-Dried Movies até conseguir seu programa de entrevistas que ia ao ar nas manhãs de sábado. Em 1971, David Letterman trabalhou como repórter esportivo para o canal ABC Sports e fez a cobertura da corrida de Indianápolis daquele ano.
Encorajado por sua esposa, Michelle, e por irmãos da fraternidade que era membro, David Letterman se mudou para Los Angeles em 1975 com a esperança de se tornar um escritor de comédias. Seu primeiro trabalho na nova cidade foi escrevendo textos para o comediante Jimmie Walker  e, depois, apresentou seus próprios shows de stand up comedy. Em 1977, David já era escritor regular da CBS e gravou um programa piloto chamado The Riddlers para ir ao ar no ano seguinte. O garoto de Indianápolis ganhou popularidade e foi convidado para diversos programas nos anos seguintes. Chegou a ser cogitado e testado para o papel principal do filme Airplane!, de 1980, mas o personagem foi dado a Robert Hays.
Foi o humor seco e sarcástico de David Letterman que o levou a participar regularmente do programa The Tonight Show Starring Johnny Carson. Letterman se tornou o preferido do apresentador do programa e estava sempre presente. Aliás, é de Johnny Carson que vem grande parte da inspiração para a carreira de David. Em 1980, este recebeu seu próprio programa de humor, The David Letterman Show, que originalmente ficava uma hora e meia no ar, mas o programa foi reduzido para uma hora apenas. O show foi um sucesso de crítica e fez com que David Letterman ganhasse dois prêmios Emmy. Só que no mesmo ano o programa foi encerrado e a NBC contratou o apresentador para estrelar o Late Night with David Letterman, um programa em formato diferente do anterior de grande sucesso, pois tratava-se de um talk show. A habilidade de David Letterman para as entrevistas logo ficou evidente e o programa ganhou repercussão rápida.
Desde então, David Letterman é apresentador do programa diário de entrevistas, só que não mais pela NBC, e sim pela CBS. O faturamento do talk show e sua popularidade demonstraram sucesso rapidamente. David Letterman recebe famosos artistas, músicos e atletas. Depois de mais de trinta anos de carreira, aposentou-se em 2015, indo ao ar o seu último programa na noite de 20 de maio de 2015, recebendo inúmeras celebridades, entre eles o Presidente Obama, durante o programa foram relembrados grandes momentos em sua despedida. Letterman encerra uma cultura de décadas que inspirou inúmeros artistas pelo mundo afora.

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates