0

#FALANDOSOBREFILMES: Coração de Tinta

on 15:04 in


Coração de Tinta 

Baseado no primeiro livro de uma trilogia da alemã Cornelia Funke, Coração de Tinta é mais um filme baseado em histórias de fantasia como os grandes sucessos Harry Potter, As crônicas de Nárnia, entre outros. Chegou aos cinemas no dia de Natal para agradar aos fãs do gênero, mas não foi um grande sucesso como alguns dos seus antecessores. 

O filme conta a história de Meggie, uma menina que aos 12 anos descobre que seu pai, Mo, tem um dom interessante, lendo em voz alta, ele pode trazer personagens ou objetos dos livros para a vida real. Contudo, assim como algo ou alguém sai do livro, algo ou alguém da vida real entra na história. Com isso, ela acaba descobrindo que o sumiço de sua mãe quando tinha 3 anos está ligado ao dom do pai. Eles vivem várias aventuras enfrentando os vilões que Mo libertou e tentando encontrar sua mãe. 

Como fã de literatura, penso que é inevitável uma comparação entre obra e adaptação cinematográfica. Confesso que antes de elaborar minha própria crítica, eu procurei a opinião de outros na internet e a maioria classifica Coração de Tinta como um bom filme, mas nenhuma dessas pessoas leu o livro. A trama conta com ótimos atores que rendem alguns personagens perfeitos, o qual destaco a atuação de Brendan Fraser como o pai da Meggie. Contudo, o filme peca por ser uma péssima adaptação da obra. 

O principal defeito da adaptação é a mudança de várias partes da história, às vezes alterando a ordem dos fatos. Além disso, há explicações exageradas e mistérios que só descobrimos lendo a obra perto do final, são revelados no início do filme. 

Outro fator é que certos personagens não conseguem mostrar sua essência. Por exemplo, o Basta, que é descrito no livro como um homem muito cruel e sem coração e tem uma cara de engraçado no filme. Assim como são citados outros livros e não aqueles a que a escritora se referiu (O mágico de Óz não consta na obra e O senhor dos anéis e Peter Pan, livros tão importantes na história, não são citados no filme). 

Destaco ainda a duração do filme, mais de 500 páginas adaptadas para apenas uma hora e meia de exibição. Isso faz com que a história aconteça de forma muito acelerada, partes importantes são deixadas para trás e os livros pouco explorados. O mais interessante da obra é a paixão das personagens principais por livros, o que não está tão claro na adaptação cinematográfica. 

Mas o filme não tem somente defeitos, a aparição do “Sombra”, uma criatura cruel e imortal tirada do livro Coração de Tinta, e a tensão perto do final da trama, apesar de ter grandes diferenças em relação a obra, chama a atenção e mantém o espectador tenso até a resolução de todos os problemas. Contudo, a criação de um final mais agradável para todos dificulta a continuação da história, visto que é uma trilogia.

Assim, Coração de Tinta é um filme que agrada a muitas pessoas por ter uma boa produção, grandes atores e uma história interessante, mas que, com certeza, decepciona os fãs da obra por ser uma péssima adaptação do livro. Recomendo a leitura da obra e não o filme. 

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates