2

CONHEÇA O REALISMO FANTÁSTICO OU REALISMO MÁGICO USADO POR MUITOS AUTORES

imagem da internet


O Realismo Fantástico pode receber outros nomes como Realismo Mágico ou Realismo Maravilhoso e se trata de uma escola literária do século XX. Muitos consideram que o Realismo Fantástico se trata de uma resposta da América Latina a Literatura Fantástica da Europa.

Os autores mais consagrados nesse estilo  são Gabriel García Marquéz ganhador de um Nobel de Literatura e Jorge Luís Borges. O Brasil também tem os seus autores deste estilo tão particular são eles Murilo Rubião e José J. Veiga.
A época mais efervescente deste estilo foram as décadas de 60 e 70 nas quais a tecnologia e a superstição estavam com grande força no imaginário das pessoas em geral. Este estilo também entrou na história pelo fato de passar mensagens contra os regimes ditatoriais que se encontravam instaurados nesses países.

O Realismo Fantástico deu origem a diversos romances e contos e as principais características que o estilo emprega são aspectos e fatos mágicos surreais vistos pelos personagens como algo normal e convencional que faz parte do mundo; presença de intuição e previsões pelos personagens como se isso fizesse parte dos sentidos humanos normais; elementos mágicos que aparecem em meio a história e não tem necessariamente uma explicação plausível; noção de tempo distorcida o presente pode repetir inúmeras vezes; estética que mistura a fantasia com o real; o cotidiano com elementos fantásticos que no contexto fazem parte da história.

Um filme que emprega este estilo é “O Labirinto do Fauno” assistindo você poderá entender melhor o que é o Realismo Fantástico.


Aspectos destacados do Realismo Fantástico:

Os seguintes aspectos estão presentes em muitos romances e contos do realismo mágico, mas não necessariamente estão todos presentes em todas as obras desta escola. Do mesmo modo, obras pertencentes a outras escolas podem apresentar algumas características dentre aquelas aqui listadas:
  • Conteúdo de elementos mágicos ou fantásticos percebidos como parte da "normalidade" pelos personagens;
  • Elementos mágicos algumas vezes intuitivos, mas nunca explicados;
  • Presença do sensorial como parte da percepção da realidade;
  • O tempo é percebido como cíclico, como não linear, seguindo tradições dissociadas da racionalidade moderna;
  • O tempo é distorcido, para que o presente se repita ou se pareça com o passado;
  • Transformação do comum e do cotidiano em uma vivência que inclui experiências sobrenaturais ou fantásticas;
  • Preocupação estilística, partícipe de uma visão estética da vida que não exclui a experiência do real.
Elementos mágicos/fantásticos, apreendidos pelas personagens como parte da "normalidade"; Elementos mágicos talvez intuitivos, mas (por norma) nunca explicados; presença do sensorial como parte da perceção da realidade.Os acontecimentos são reais mas têm uma conotação, pois alguns não têm explicação, ou é muito improvável que aconteçam.

|

2 Comments


Olá Thieres,
Obrigada pela visita. Sim, aceito a parceria e estou levando seu link.

Um abraço
Marineide

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates