0

Festival de Teatro de João Monlevade: Participei dos Diálogos Cênicos

Na manhã de 05 de junho, um domingo frio, começou a primeira programação do Festival de Artes Cênicas de João Monlevade: o Diálogos Cênicos, um espaço de trocas de experiências, convivência e reflexão sobre as ações colaborativas na área da cultura. Os participantes foram chegando aos poucos, acenando uns para os outros, mostrando sorrisos, trazendo novidades, conversas e uma alegria característica que já indica o clima que seguirá ao longo do Festival. Apesar do frio, o calor dos novos amigos e a disponibilidade à colaboração aqueceram esse encontro.

José Oliveira Júnior, mediador desta ação, envolveu os 30 participantes em diálogos interessantes, espontâneos e dinâmicos, apontando exemplos e implicando questões. Neste percurso os artistas, agentes culturais, representantes do poder público, músicos, atores e estudantes falaram sobre seus anseios e ideias. “Que trocas colaborativas eu posso fazer para ter uma cidade melhor?”, uma das premissas apontadas por Júnior e aprofundadas pelos participantes.


Os participantes vieram não só de João Monlevade, as cidades de Catas Altas e São Gonçalo do Rio Abaixo também tiveram grupos representantes. A ação do “Diálogos Cênicos” por si só é um ponta pé inicial de uma constância de reflexões que acontecerão entre grupos e pessoas interessadas no fazer artístico nas cidades da região daqui pra frente.

No decorrer desse diálogo, que durou dois saudáveis turnos, o desejo de mobilização e a disponibilidade dos participantes para a colaboração foram fatores claramente visíveis. Neste percurso, viu-se a necessidade da criação de uma associação de artistas e gestores que mobilize o poder público local para fazer dessas cidades lugares que gerem ações culturais. “Assumir e entender os valores dos outros é fundamental para a prática da colaboração”, salientou José Júnior.

O “Diálogos Cênicos” é uma idealização da Associação No Ato Cultural em relação colaborativa com o Observatório da Diversidade Cultural, para construção do Festival de Artes Cênicas de João Monlevade. Sentimo-nos muito felizes por conhecer a cidade e os novos amigos que darão continuidade ao trabalho em redes e levarão esse e outros diálogos adiante.

Fonte: www.festivaldeartescenicas.com.br

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates