0

Erros que autores iniciantes cometem ao divulgar seus livros

on 15:18 in

7 Erros que autores iniciantes cometem ao divulgar seus livros

Um dos assuntos do momento tem sido a dificuldade em que os escritores brasileiros sentem ao divulgar seus trabalhos literários, inclusive com a divisão entre os que aceitam divulgar e aqueles que acreditam ser esta tarefa tão somente das editoras. No meio desse debate o Listas Literárias mete seu bedelho listando 7 erros que os autores cometem ao divulgar seus livros:

1 - Não Divulgar: Este é certamente o erro mais comum, o qual muitas vezes é cometido de forma intencional. O mercado editorial é extremamente acirrado, seja entre aqueles que já ocuparam seu espaço de destaque, ou daqueles que ainda buscam por seu lugar, por isso o autor que não optar por divulgar seu próprio trabalho é um grande erro. Aqui vale velha máxima da comparação entre as patas e as galinhas, ambas põe ovos, mas apenas uma delas divulga seu produto. Justamente por isso ninguém encontra ovo de pata no mercado;

2 - Falta de Planejamento: Mesmo entre os autores que se dedicam e se dispõe a divulgar seus próprios livros ainda é possível se perceber que na maioria dos casos não há um planejamento de marketing ou ao menos um esboço de ações que contenham minimamente o conhecimento do público a ser atingido, ou então as metas e os objetivos a serem alcançados. Mesmo que a divulgação seja realizada pelo autor, o planejamento é fundamental;

3 - Escolha Errada Sobre Onde Investir sua Divulgação: Outro fator que pode prejudicar a divulgação de seu livro é a escolha errada nas mídias a serem utilizadas para isso. Embora eu saiba que geralmente os autores iniciantes não possuam um orçamento generoso para divulgação, as vezes até mesmo nas formas mais simples de divulgação ele pode cometer esse erro, como por exemplo na opção de blogs para envio de exemplares para resenha. Ceder livros para blogs de pouca visitação, ou com pouca influência é a mesma coisa que não divulgar seu trabalho;

4 - Achar que as Redes Sociais Bastam: É óbvio que as redes sociais são uma "mão na roda" na hora do escritor divulgar seus livros. Porém apenas elas não são suficientes, já que todo livro precisa de ações físicas de divulgação, seja com a participação em eventos, ou concedendo entrevistas para meios como rádios e jornais que tenham alcance ao seu leitor;

5 - Propaganda Distante da sua Produção: Esse erro é muito comum e está relacionado com a questão do planejamento. Não há uma receita certa para uma divulgação literária de sucesso, mas uma coisa é certa, o marketing deve sempre levar em conta o tipo de publicação, já que a demanda e as formas de divulgar um livro com tiragem de 1.000 exemplares é diferente de uma publicação sob demanda com publicações que variam entre 30 e 100 livros cujo estoque geralmente é vendido diretamente pelo autor. Fica óbvio que o que pode funcionar para uma pode não ter o mesmo resultado com outra;

6 - Falta de Criatividade: Detesto falar isso, mas como o assunto aqui é propaganda, o mercado editorial está cheio de exemplos que criatividade na hora de divulgar livros pode valer até mais que a criatividade na hora de escrevê-lo, portanto na hora de planejar sua divulgação é fundamental deixar sua criatividade rolar solta;

7 - Divulgar de Forma Errada: Isso daria quase outra lista já que no afã de divulgar seus livros muitas vezes os autores a fazem de forma errada que mais atrapalha do que ajuda, como por exemplo o uso de spam (e falo aqui do spam característico, mas alerto que como autor já sofri por exemplo com blogs que deixam um e-mail de contato para você enviar sua informação, e aí depois de ter enviado seu release te respondem mal educados e indignados) em e-mails, nos comentários de blogues, aliás nada me irrita mais do que autores que ao invés de me enviarem um e-mail, postam spam de divulgação nos comentários aqui dos listas. Há um outro exemplo ainda mais deselegante, mas mais comum do que vocês possam imaginar que é autores iniciantes indo em lançamentos e sessões de autógrafos de escritores mais conhecidos com o único intuito de divulgar seus livros. Tem quem leve sua obra para tirar foto junto com o anfitrião. Não dá né gente!


|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates