0
Como fazer um Curta Metragem? #DICAS
MATÉRIA RETIRADA DO BLOG CINCO DA TARDE
Para se fazer um bom curta/longa metragem, devemos a cima de tudo, ficar atentos, pois primeiramente a ideia deve vir, e depois a ação, não meta os pés pelas mãos...
Por isso, tenho 7 Dicas para você que nunca pensou em dirigir um curta/longa, e agora quer mergulhar no universo do Cinema. Chega de conversa e vamos ás Dicas?! :)
1º DICA- Criação de um roteiro.
O roteirista deve criar o roteiro sempre preocupado com o tempo (duração). Este texto deve conter: ás falas dos personagens, junto com características de cada um, e a descrição de como vão ás cenas deverão acontecer.
Crie seu roteiro conforme seus recursos, não crie uma coisa que você não irá conseguir filmar; separe o roteiro por cenas, e descreva muito bem o local, o posicionamento dos atores, cenários e objetos, etc.
2º DICA- Equipamentos.
Outra parte fundamental para a produção dos seus curtas/longas, é o equipamento que você têm disponível. Como estamos falando de "filmes amadores", você pode vir a usar sua câmera digital. Mas se você está interessado, em fazer algo mais profissional, aconselho a compra de uma câmera HD, que varia seu preço de R$799,00 a R$4.000,00.
Ah, e não esqueça de usar uma boa iluminação, deixando seu filme o mais profissional possível.
3º DICA- Figurino e objetos de cena.
Dependendo do tipo de filmagem que você está proposto à fazer, se demanda um figurino diferente. Vá em brechós, procure por liquidações, até mesmo faça seus próprios figurinos, tais como objetos de cena.
Após selecionados, os figurinos e objetos de cena, organize-os, conforme foi especificado no roteiro, coloque em caixas se for preciso, mas deixe tudo organizado, pois isso lhe poupará um grande tempo nas filmagens.
4º DICA- Elenco e Pré-ensaio.
Primeiro chame seus amigos, apresente o roteiro, os personagens, e deixe com que eles se identifiquem com os papéis; assim formando seu elenco.
Após tudo isso, marque um ensaio com os "atores", um dia antes das filmagens finais, para deixar ás falas frescas em todas ás cabeças e marcar a entrada e saída das cenas.
5º DICA- Dia da AÇÃO!
Nesta etapa já está quase tudo pronto, é só resta gravar. Na hora da gravação mantenha o silêncio no cenário. E uma dica importante, é que seria melhor gravar duas vezes a mesma cena, pois assim, na hora da edição podemos ver qual ficou melhor, e aproveita-la na edição.
6º DICA- Sonoplastia e fundo musical.
O som em um filme, é muito importante; o som é que ajuda a dar emoção a cena, e ás falas dos atores. Crie seus próprios sons, e não esqueça, se for pegar uma música de um artista famoso, não esqueça de dar os devidos créditos, pois se não poderá ser acusado de plágio ou violação dos direitos autorais.
7º DICA- Montagem e finalização.
Com os sons escolhidos, e ás cenas gravadas, devemos ir a montagem. Como sua montagem será digital, passe ás cenas e os sons, para o seu computador. Nesta parte, é importante ter um Editor de video BOM, mas se seu PC não aguentar estes programas, use o Windows Movie Maker, ele é muito bom, e é gratuito, pois vem com seu PC.
Assim que já estiver tudo editado e finalizado, podemos começar a divulgação. Crie um canal no Youtube e poste seu video, para que outras pessoas possam vê-lo. Também, se você tiver um blog divulgue-o, assim como no: Twitter, Facebook e até por Email. :)
Dependendo do tipo de filmagem que você está proposto à fazer, se demanda um figurino diferente. Vá em brechós, procure por liquidações, até mesmo faça seus próprios figurinos, tais como objetos de cena.
Após selecionados, os figurinos e objetos de cena, organize-os, conforme foi especificado no roteiro, coloque em caixas se for preciso, mas deixe tudo organizado, pois isso lhe poupará um grande tempo nas filmagens.
4º DICA- Elenco e Pré-ensaio.
Primeiro chame seus amigos, apresente o roteiro, os personagens, e deixe com que eles se identifiquem com os papéis; assim formando seu elenco.
Após tudo isso, marque um ensaio com os "atores", um dia antes das filmagens finais, para deixar ás falas frescas em todas ás cabeças e marcar a entrada e saída das cenas.
5º DICA- Dia da AÇÃO!
Nesta etapa já está quase tudo pronto, é só resta gravar. Na hora da gravação mantenha o silêncio no cenário. E uma dica importante, é que seria melhor gravar duas vezes a mesma cena, pois assim, na hora da edição podemos ver qual ficou melhor, e aproveita-la na edição.
6º DICA- Sonoplastia e fundo musical.
O som em um filme, é muito importante; o som é que ajuda a dar emoção a cena, e ás falas dos atores. Crie seus próprios sons, e não esqueça, se for pegar uma música de um artista famoso, não esqueça de dar os devidos créditos, pois se não poderá ser acusado de plágio ou violação dos direitos autorais.
7º DICA- Montagem e finalização.
Com os sons escolhidos, e ás cenas gravadas, devemos ir a montagem. Como sua montagem será digital, passe ás cenas e os sons, para o seu computador. Nesta parte, é importante ter um Editor de video BOM, mas se seu PC não aguentar estes programas, use o Windows Movie Maker, ele é muito bom, e é gratuito, pois vem com seu PC.
Assim que já estiver tudo editado e finalizado, podemos começar a divulgação. Crie um canal no Youtube e poste seu video, para que outras pessoas possam vê-lo. Também, se você tiver um blog divulgue-o, assim como no: Twitter, Facebook e até por Email. :)
Postar um comentário