2

ENTRE LINHAS DA HISTÓRIA: A força de Olga Benário e a influência nazista no Brasil

on 16:31 in
Ontem foi dia de lembrar a morte da militante comunista Olga Benário. Em 23 de abril de 1942, ela foi assassinada em uma câmara de gás com mais 199 prisioneiras do regime nazista. Judia e esposa do revolucionário Luís Carlos Prestes, foi entregue pelo governo brasileiro aos alemães em 1936. Saiu do Brasil grávida de sete meses. Apesar dos protestos, o presidente Getúlio Vargas não decretou indulto e Olga foi torturada e deportada.
Depois de entregue à Gestapo, a polícia política de Hitler, ela foi enviada para um campo de concentração, onde deu à luz Anita Leocádia Prestes. A menina foi resgatada da Alemanha por sua avó, Leocádia, e sua tia. Viveu até os 8 anos no México e só conheceu o pai e o Brasil em 1945, quando acabou a ditadura Vargas.


olga-benario
À esquerda, foto de Olga em 1928, ainda na Alemanha. A história de vida da militante foi contada no filme Olga (2004), dirigido por Jayme Monjardim e protagonizado pela atriz Camila Morgado (à direita) (Fotos: Wikimedia Commons e divulgação).


Jovem guerreira


De família judaica, Olga nasceu em Munique, na Alemanha, em 1908. Desde muito jovem se interessou pelo movimento comunista e aos 18 anos já militava no Partido Comunista alemão. Força e resistência eram duas características da moça. Ela falava quatro idiomas, sabia pilotar aviões, saltar de pára-quedas e era uma amazona habilidosa.
Seu caminho se cruzou com o do brasileiro revolucionário Luís Carlos Prestes em 1931. Ele estava na União Soviética estudando marxismo-leninismo e trabalhava como engenheiro. Olga tinha fugido para o país e participava da Internacional Comunista. Por conta de suas habilidades, foi destacada para fazer parte do grupo de estrangeiros que acompanhou Prestes em seu retorno ao Brasil. Juntos, eles liderariam a Intentona Comunista no Brasil, uma revolta de cunho político e militar que tentou derrubar Getúlio Vargas, mas não teve sucesso.

Nazismo no Brasil


Durante o governo Vargas, o Brasil deu sinais de simpatia ao nazismo. Em 1936, policiais e militares brasileiros visitaram a Alemanha, onde treinaram com a Gestapo. Em retribuição, o governo brasileiro entregou a eles comunistas e judeus alemães residentes no Brasil, como Olga Benário, Erna Krüger, Elise e Arthur Ewert. Naquele momento, parecia que Getúlio estava muito mais próximo de apoiar o Eixo que os Aliados, na guerra que se aproximava e que começaria em 1939.

|

2 Comments


Adoro historias de mulheres fortes, e com você contando fica melhor ainda! Já disse que sou fã do seu blog?♥

Seja sempre bem vindo no meu blog

http://patibborba.blogspot.com.br/

bjuuuus


Eu assisti o filme, realmente uma historia maravilhosa!

http://www.harlleyb.com.br/

Abraços

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates