5

O ALCANCE DA LITERATURA, POR ROSANA PRIETO

A Autora e seus livros
O Alcance da Literatura

            A talentosa amiga e escritora infantil Anne Lieri, autora da Tartaruguinha Japonesa entre outras obras, foi quem me apresentou e através de seu intermédio fui convidada para a Feira Literária na E.E. Deputado Cássio Ciampolini, localizada em São Paulo – Capital. Alguns dias antes fui a referida escola, conhecer seu Corpo Diretivo e fiquei impressionada com a limpeza e organização desse estabelecimento de ensino.
         
A Feira realizou-se no dia 27 de setembro, tendo como autoras convidadas Anne Lieri e eu. Quando chegamos fomos ver a exposição dos trabalhos dos alunos e professores. Devo ressaltar que presto minhas homenagens a estes heróis anônimos e nem sempre compreendidos, aos nossos mestres, que nos norteiam e ensinam desde a mais tenra idade. Nesse dia fui agraciada com o que pode ser o melhor para um escritor, o contato direto com um público atento. As reações dos alunos daquela escola foram as mais diversas:

a) alguns após a compra do livro saiam correndo de alegria;
b) outros comparavam a foto na orelha de meu livro com a minha presença física; seus rostos denunciavam que algo mágico e irreal estava à frente deles;
c)  alguns tremiam de alegria ao posarem em uma foto com um autor.


Rosana Prieto e professoras


Após a feira, gostaria mais uma vez de agradecer a Direção, o Corpo Docente e aos Alunos e Pais da E.E. Deputado Cássio Ciampolini.
Gostaria não apenas de relatar uma experiência inovadora, mas trazer o leitor a uma reflexão. O que é Literatura? Não cabe a mim defini-la, mas creio que devemos ampliar seu conceito.
Inúmeras vezes, nós escritores somos bombardeados com perguntas por que não vamos a periferia levar nossos livros. A verdade é que em meu caso particular, estou aberta a convites, nós autores, de modo geral, não conhecemos onde há manifestações populares. Em minha modesta opinião, o escritor tem uma função social; em tempos de paz deve divulgar ideias e prestar um serviço a sociedade; em tempos de guerra deve lutar por injustiças através de sua arma mais mortal: a escrita. Claro que isso, gera não só como pensam alguns leitores que a vida de um escritor é só glamour, algumas vezes somos incompreendidos e amaldiçoados.


A professora e escritora Anne Lieri ao lado da escritora Rosana Prieto






Chamo a atenção dos leitores para que juntos façamos uma reflexão séria e profunda sobre a amplitude, o alcance que devemos dar a literatura.


De pé ou sentados;
façamos Literatura!
Nos becos, nas escolas;
nas grandes e elegantes livrarias.
De pé ou sentados;
façamos sempre Literatura!
        

Matéria escrita por Rosana Prieto
Autora do Livro: Encontros & Desencontros – Seleção de Contos
 Editora All Print




|

5 Comments


Olá Rosana!!

Parabéns pela matéria, acho de suma importância o incentivo à literatura!!

Ler nos faz enxergar o mundo de uma maneira mais mágica e suave!!

Beijos
Rê Souza do blog Entre Resenhas!
http://entreresenhas.blogspot.com.br


Obrigada Rê:
Pelas carinhosas palavras. Estou com saudades.
Um grande abraço
Rosana Prieto


Parabéns pelo incentivo á leitura e pelo belo projeto, saudades demais da minha escola e das amigas


Rosana
Pelo texto acima notamos que as crianças estão abertas para a leitura, falta mesmo é um apoio familiar e escolar para torna-las futuros grandes leitores.
Gostei muito da matéria, parabéns!
Abraços
Gisela
@lerparadivertir
Ler para Divertir


A Rosana é uma querida neh? Adorei a matéria! Façamos literatura por toda a vida!

Parabéns!

Bjo bjo^^
www.livrosdeelite.blogspot.com

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates