0

POR QUE OS LIVROS NO BRASIL SÃO CAROS?

on 10:35 in , , ,
livros destaque



Com os avanços da internet, a informação ficou cada vez mais acessível, embora não se precise muito dela para descobrir que livros no exterior são mais baratos que no Brasil. Quando questionadas, é comum que as pessoas culpem os impostos, e o que poucos sabem é que os livros são isentos de impostos desde os anos 50. Alguns resolvem culpar as editoras – mas a culpa também não é delas. Afinal de contas, por que mesmo os livros são tão caros no nosso país?
Não podemos atribuir a culpa a um único fator, mas a muitos. O principal dele, é a baixíssima média de leitura do brasileiro. Cada brasileiro lê em média de 3 a 4 livros por ano. O país, que nas últimas décadas se destaca no cenário econômico, ocupa a 55ª posição no ranking de leitura mundial – uma vergonha que demonstra os padrões de educação do Brasil. É claro que não devemos generalizar; existem centenas de pessoas que têm a leitura como um hábito e que leem mais que o quádruplo dessa média, mas infelizmente, ainda são minorias. E como isso interfere no preço do livro?



livros 3



Agora vamos para nossas editoras, muitas vezes culpadas erroneamente pelos preços dos livros. É necessário que se entenda os custos de uma editora, pois como uma empresa de capital privado, a mesma tem que obter lucros, o que nem sempre tem. Para aqueles que acham que é barato imprimir um livro, não, não é. O processo para que um livro chegue às prateleiras do Brasil é longo e temos diversos fatores que geram custos: Primeiramente, o papel e o material, depois, todo o trabalho técnico(edição, tradução, ilustração, diagramação, divulgação, arte, e muitos outros), e sem falar dos impostos que a editora como empresa são também submetidas à pagarem, e tudo isso, é claro, não sai barato.
Mas o principal problema das editoras brasileiras, é justamente a baixíssima média de leitura. Isso fazer com que as editoras sejam obrigadas a fazer uma tiragem pequena, pois se produzirem muitos livros, não obtêm lucros. As editoras brasileiras se veem obrigadas a fazer tiragens com cerca de 3.000 livros por tiragem, enquanto nos Estados Unidos a média é de 10.000 por tiragem. E se nossas editoras arriscarem a fazer uma tiragem elevada em relação à média de leitura, o risco de prejuízo é maior. No Brasil, apenas os best-sellers conseguem ultrapassar a marca de 10.000 livros vendidos, o que pode fazer com que eles também fiquem caros para suprir os custos dos tantos outros livros de qualidade criando poeira nas centenas de livrarias por aí.



livros 2



Em resumo, temos a seguinte situação: Por que livros são caros? Porque o brasileiro não lê. E por que o brasileiro não lê? Porque os livros são caros. Errado.O Brasileiro não lê por outros motivos que vão além dos preços dos livros. Um dos principais são os elevados níveis de analfabetismo e a educação precária do ensino público brasileiro. Estudantes que não têm noção da importância da leitura em sua vida não irão querer ler, e essa noção só pode ser repassada via educação, seja ela dos pais ou da escola. Enquanto o governo fechar os olhos para um problema tão grave como a educação e o baixo índice de leitura, os livros continuarão caros, infelizmente.
E além disso, temos alguns problemas auxiliados ao ensino de Literatura tanto nas escolas públicas quanto privadas do país. Com todo respeito aos clássicos da literatura, você forçar um aluno do Ensino Fundamental ou Médio a ler livros com uma linguagem erudita, como algumas obras Machadianas, pode se tornar um desincentivo à leitura, visto que é bem provável que esse aluno não entenderá esse livro por não estar inserido na mesma comunidade literária a que o livro pertence, e logo, se desapegue do hábito da leitura. É claro, que nas escolas devemos ter uma política de valorização dos grandes clássicos, mas forçar que o aluno leia um livro que para ele é desinteressante passa a ser um dos fatores que prejudicarão o seu interesse pela leitura futuramente.


livros 1

A leitura é um hábito, e não deve ser forçada. Para exemplificar, em países com altos índices de leitura, como na Inglaterra, é normal vermos crianças lendo obras como O Senhor dos Anéis, livro de um grau de entendimento um pouco elevado, mas no Brasil, é comum que até mesmo jovens achem o livro entediante e se desinteressem por ele, exatamente pela pouca prática de leitura, já que essa não foi fomentada em boa parte da infância e adolescência.
E são diversos outros motivos pelos quais os livros no Brasil acabam levando boa parte do dinheiro de quem realmente gosta de ler. Nem mesmo citei aqui o lucro que as distribuidoras e livrarias precisam ter, pois essas também precisam se manter funcionando. Mas é importante que se entenda, que independente do preço dos livros, a leitura deve ser explorada de todas as formas. Pois jovens que leem atualmente, futuramente serão pais que incentivam seus filhos a lerem, e quem sabe esse seja o princípio de um país de pessoas que leem mais e pagam menos por isso, e assim, vivem melhor.


Coluna Reproduzida do site Sobre Sagas De Marcello Oliveira.

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates