0

5 escritores brilhantes que foram ofuscados por seus contemporâneos

on 11:28

Christopher Marlowe e William Shakespeare

Há 450 anos nasciam dois grandes escritores: William Shakespeare e Christopher Marlowe. Embora Shakespeare seria lembrado e admirado por no mínimo meio milênio após sua morte, Christopher geralmente é tido como um bêbado que perdeu seu olho numa facada. Ainda que genial, Christopher foi ofuscado por seu contemporâneo Shakespeare.




 
Anne Sexton e Sylvia Plath


Reconhecidas por dar continuidade ao gênero da poesia confessional, Anne Sexton e Sylvia Plath foram amigas enquanto vivas, tendo Anne inclusive encorajado Sylvia a escrever seus poemas baseados em suas experiências pessoais e sob uma perspectiva mais feminina.
Em 1960, ambas publicaram sua primeira coletânea de poemas, que no caso de Sylvia seria sua primeira e última publicada em vida, pois em 1963 - cinco meses após se separar do marido - suicidou-se colocando a cabeça dentro de um forno. Ariel, publicação póstuma de uma série de poesias, resultou em uma fama à Plath que ofuscaria Anne Sexton, ainda que esta tenha sido reconhecida durante vida, ganhando também grandes prêmios como o próprio Pulitzer. Tomada pela depressão em 1974 Anne Sexton também suicidou-se por intoxicação por monóxido de carbono ao se trancar numa garagem com o motor do carro ligado. 




 

Ezra Pound e T. S. Eliot


Em 1914 Ezra Pound já era uma figura de destaque no movimento modernista florescente da poesia, sendo inclusive considerado como motor de estilos como Imagismo (que suporta liberdade de temas, métrica, representação visual detalhada e linguagem coloquial) e Vorticismo (semelhante ao Imagismo, porém adicionando uma estilização gráfica aos poemas).
Uma das maiores obras de Eliot, The Wasteland, foi dedicada a Ezra por sua grande influência durante sua concepção, entretanto Pound chegou à decadência quando deixou a Inglaterra e foi à Itália aliar-se a Mussoline e Hitler, assumindo sua postura antissemita que o levou à prisão por traição em 1945.
Hoje, T. S. Eliot é lembrado como um dos maiores nomes da poesia Modernista, enquanto até mesmo Pound admitiu no final de sua vida que seu maior erro foi seu “estúpido preconceito antissemita que o levou a estragar tudo”.




 

Gore Vidal e Truman Capote


1948 foi o ano de lançamento de The City and the Pillar de Gover Vidal e de Other Voices, Other Rooms de Truman Capote. A obra de Vidal foi alvo de escândalos públicos na época por ser a primeira  a assumir uma postura natural em relação à homossexualidade, abordando um protagonista gay. O jornal The New York Times chegou inclusive a se recusar a criticar suas próximas 5 obras devido a The City and the Pillar.
Entretanto, Other Voices, Other Rooms de Capote foi um sucesso instantâneo, permanecendo por nove semanas na lista de mais vendidos do The New York Times ainda que também sendo protagonizado por um personagem homossexual.
A rivalidade entre os autores só tendeu a aumentar, chegando até mesmo a se tornar perceptível ao ponto de gerar comentários como o de Tenesse Willians que afirmou: “Era como se eles estivessem numa corrida por um prêmio em ouro”.
Nenhum dos seguintes ensaios e peças de Vidal conseguiu alcançar o reconhecimento e sucesso de obras do Capote como A Sangue Frio e Bonequinha de Luxo, levando-o ao vício em drogas e bebidas e em 2012 à morte por pneumonia aos 86 anos de idade.




 

Dorothy Richardson e Virginia Woolf


Em 1914, Gerald Duckworth, cunhado de Virginia, publicou os primeiros romances de Virginia Woolf e Dorothy Richardson. À frente de Ulysses de James Joyce e de Mrs. Dalloway de Virginia Woolf, Dorothy escreveu então o primeiro romance de língua inglesa a se aplicar o termo Fluxo de Consciência: Pointed Roofs.  E ainda em tributo à Dorothy, Virginia chegou a declarar que Dorothy inventou a forma psicológica de escrita do gênero feminino.
As obras de Virginia Woolf são grandemente aclamadas e lidas ainda nos dias atuais enquanto as de Dorothy Richardson permanecem numa certa obscuridade e o motivo disso pode se retribuir à pouca influência que Richardson possuía no meio literário para dar-lhe suporte com sua escrita de sentenças longas e por vezes complexas.







|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates