0

SONHO DE ESCRITOR: Como faço para publicar meu livro no exterior?

on 17:56 in , ,


Apesar de eu achar que, o maior sonho do escritor iniciante é ter o seu livro lançado, em qualquer lugar que seja. Os que já estão no mercado querem mais. Aos que sonham em ter a sua obra prima lançada no exterior, segue um artigo interessante:


É indiscutível que conseguir publicar o seu livro em outra língua é uma conquista e tanto, ainda que simbólica. Significa que alguém lá fora viu potencial no seu trabalho, por alguma razão o seu livro chamou a atenção e assim aumentaram muito as chances de haver um “evento em cascata”, fazendo editoras se interessarem em publicá-lo em outros países, o que fará mais editoras se interessarem em publicá-lo em outros países…
Uma publicação no exterior aumenta as suas chances de ganhar algum dinheiro e, definitivamente, de ficar famoso.
É difícil? Eu diria que é dificílimo.
Para quem quer espalhar sua obra pelo mundo, a língua portuguesa é um sério entrave. O mais seguro será publicar em inglês, certo? Só que são poucos os tradutores literários que fazem versão português/inglês, e, como você pode imaginar, o serviço custa bastante caro. Mas suponhamos que você pague pela versão inglesa do seu livro, seu próximo passo será buscar uma editora no exterior. Você escolhe a dedo editoras norte-americanas ou inglesas que publicam livros do mesmo gênero que o seu, manda o seu manuscrito e fica sonhando com uma resposta.
Vou lhe confidenciar uma coisa: descobrir como funciona o mercado literário de língua inglesa pode ser uma experiência traumatizante para um autor! A começar que é um mercado supersaturado; são milhares de publicações por mês; são montanhas de livros cobrindo montanhas de livros, são milhares de autores se sobrepondo a milhares de autores. Nesse cenário, o escritor irá trabalhar como um louco a vida toda para ser mais um na prateleira da livraria. Há público para tudo isso, é verdade, há leitores no mundo todo, as tiragens são gigantescas. Para atender a esse mercado existe uma verdadeira indústria, o que significa que o método também é industrial. As publicações são encabeçadas por um exército de escritores profissionais com os quais é impossível concorrer, muitos deles escrevem sob encomenda, dentro de fórmulas padronizadas por editoras; são como fábricas de best sellers. Obviamente, não sobra muito espaço para a criatividade. Há livros sobre tudo, o autor olha para os horizontes da livraria e desconfia que todas as ideias já foram usadas, (imagine a angústia!). Como ficam os autores iniciantes? Ficam sufocados, batalhando pela sua primeira publicação, queimando os neurônios enquanto tenta descobrir como fazer seu livro sobressair em meio à inundação.
A única vantagem que pode ter um escritor estrangeiro nesse contexto (o que inclui os latinos, como nosotros) é servir de prato exótico para um mercado sedento por tudo, e talvez essa seja a única brecha possível.
Desculpe se eu acabo de destruir uma ilusão, mas vou lhe recompensar com uma boa notícia. Está sentindo o ar fresco? Está vendo os prados verdes, essas montanhas virgens ao seu redor? Pois bem. O mercado literário brasileiro ainda não está saturado. O nosso país anda extremamente necessitado de bons escritores de ficção – aliás, anda necessitado de qualquer mão-de-obra intelectual. E se o seu negócio for literatura fantástica, este é um gênero que está apenas engatinhando na literatura brasileira, o que lhe dá um espaço enorme para trabalhar e fazer o seu nome. Posso estar soando otimista demais, mas acabei de lhe dar um banho de realidade, então creio que temos um equilíbrio (e não dá para viver sem esperança, dá?). Se não pode competir com a J. K. Rowling nas prateleiras da livraria, pelo menos você está perto do seu público, então aproveite! Cative os seus leitores, pois eles estão carentes de referências imediatas e vão achar o máximo ter um escritor que os conhece pelo nome. Não fique no sofá esperando vender livros, organize eventos! Vá para as escolas. Vá para as bibliotecas. Plante uma árvore. Faça a sua parte!

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates