2

O ESCRITOR E A SUA CAMINHADA CONSTANTE NA ARTE DE ESCREVER

on 11:45 in ,
 

A melhoria do texto depende da bagagem cultural literária adquirida ao longo do tempo.
Se considera seu texto pobre, existem meios de se enriquecê-lo a ponto de torná-lo no mínimo legível. Sugestões pipocam nos fóruns de escritores e de ajuda a quem está iniciando.
A primeira recomendação que as pessoas passam par enriquecer vocabulário é ter um dicionário. O uso dele é bem específico.como a procura de significados, sinônimos e suas variações existentes na língua. É meio complicado a utilização para a melhoria de um texto pois ele é um compêndio de palavras listadas. O uso dele depende do bom senso pois nem sempre o uso correto de palavras ocasiona em algo mais enriquecedor. Isso é apenas parte do que é escrever bem.
Inclusive, é algo que é perceptível quando é alguém imaturo na escrita, quando quer usar palavras esdrúxulas só para parecer que seu texto parece mais “literário”. Esquece-se do resto do que é escrever, que nem sempre o uso de palavras bonitas e difíceis vai trazer o enriquecimento literário almejado ao seu texto. A escrita é a conjunção de palavras arranjadas criativamente pelo escritor, feitas de maneira única. Por mais que queira copiar o estilo de escrita de um escritor, jamais será igualitário ao modo que cada escritor idealizou em seus textos.
Há escritores que nem necessitam do uso de palavras complicadas e que somente se encontra em dicionário. Kafka tem um estilo de escrita onde é difícil ver em seus textos o uso de palavras complicadas ou obscuras de dicionário. No entanto, seu texto é provido de uma intensidade textual que o envolve a apreciá-lo.
O que vale é o desenvolvimento da estruturação de um estilo que transmita a ideia pra que o leitor entenda e a poética textual a encantá-lo.
Enriquecimento da bagagem cultural de cada um serve não só para poder desenvolver melhor os textos, com desenvoltura de escapar de situações em que, sem preparo, se torna um beco sem saída ou com um obstáculo textual intransponível.
A desenvoltura ao escrever é algo que se adquire com a prática constante. Escrever mesmo com erros no começo é algo aceitável, mas que deve-se ter o instinto de sempre escrever certo. O que ao longo da experimentação da prática se torna mais algo corriqueiro.
E para que o escritor esteja preparado para a prática da escrita, existem conceitualizações a considerar como “ferramentas” para o escritor. Nomeia-se como ferramentas como o que seria o mais básico no cerne de ser escritor. São elas:
- Leitura: Um escritor que se preze deve-se ler de tudo. A justificativa para tal é adquirir uma vivência textual que é importante saber quando uma história está bem desenvolvida, detectar uma narrativa bem construída, etc. Tornar o senso de escrita mais apurado.
- Prática: Escrever, escrever e escrever sempre. Isso nem precisa-se explicar.
- Planejamento e pesquisa: Importantes para que não caia em becos sem saída, estruturação de história falha, enfim resultando algo ruim e amador. A pesquisa é muito importante para que não haja enganos ou uma exploração equivocada sobre temas.
- Revisão: Revisar sempre salva de ter que passar vergonha por uma construção infeliz de textos.
- Interrelacionamento social: Apesar da notoriedade de muitos escritores não quererem saber da opinião de leitores, é algo quase primordial pelo menos saber se o texto ou livro está agradando ou não. É uma forma de fazer a propaganda pessoal e que é um lado que arrebanha mais leitores, interagindo com eles. Pode-se até dizer que é um modo de se mostrar que o escritor não é aquela figura distante, quase um inumano.
Sem a devida paramentação, um aspirante a escritor se torna uma caricatura, um rabisco do que deveria ser. Se posui o potencial e consciência de que há sempre o que melhorar, os passos a serem seguidos valerão a pena. Além disso, ser escritor é uma caminhada constante, em contínuo desenvolvimento.

|

2 Comments


Thieres,dicas excelentes! Essa história de escrever dificil acontece muito na web...rss...o dificil é escrever facil, de modo a ser entendido pelos leitores. Muito bom texto! bjs,


Disse bem amiga, escreve fácil é muito difícil por sinal, mas quando se é feito com amor, a 'coisa' anda. Bjs

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates