0

JAIR RODRIGUES, O CANTOR DA VERSATILIDADE



Retirado Do Site G1, em São Paulo

Precursor do rap, apresentador de um programa de TV que marcou a história da MPB, parceiro de Elis Regina, destaque do Festival de Música Popular Brasileira, sambista, cantor sertanejo e parceiro de ídolos do hip hop. A versatilidade foi a marca de Jair Rodrigues, encontrado morto nesta quinta-feira (8).

Ao longo de uma carreira de 57 anos, ficou conhecido pela irreverência e pelo timbre marcante. Com voz forte, cantou sucessos como "Deixa isso pra lá", "Disparada", "Tristeza",  "O menino da porteira", "Boi da cara preta" e "Majestade o Sabiá".
Nascido em Igarapava (SP) em 6 de fevereiro de 1939, ele começou no final da década de 1950, como crooner em casas do interior de São Paulo. Nos anos 1960, participou de programas de calouros na TV.
Seu site oficial lista 44 discos gravados (veja abaixo a lista completa). O primeiro LP é "Vou de samba com você" (1964). Desta época é "Deixa isso pra lá", que o fez ser considerado pioneiro do rap no Brasil. Com versos mais declamados (ou falados) do que cantados, a música, originalmente um samba, ganhou popularidade também graças à coreografia feita com as mãos. Em 1999, foi gravada em parceria com o grupo Camorra.

O registro de estreia do cantor, no entanto, é de 1962. Trata-se de um disco de 78 rotações com as canções "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", que tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, vencida pela seleção brasileira.
Jair Rodrigues também ficou conhecido pelo trabalho ao lado de Elis Regina. Os dois iniciaram a colaboração em 1965 e lançaram o disco ao vivo "Dois na bossa". A boa repercussão do LP rendeu o convite para apresentar o programa O Fino da Bossa, que estreou em maio daquele ano na TV Record. Com Elis, o cantor lançou em 1966 e 1967 outros dois volumes da série "Dois na bossa".
A vitória no II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, foi outro ponto marcante da trajetória de Jair Rodrigues. Ele concorreu com "Disparada", escrita por Geraldo Vandré e Teo de Barros. Na final, dividiu o primeiro lugar com "A banda", composição de Chico Buarque interpretada na ocasião por Nara Leão.
No IV Festival de Música Popular Brasileira, em 1968, Jair Rodrigues também se destacou. Com "A família", de Chico Anysio e Ari Toledo, ficou em terceiro lugar segundo o júri popular.
Já na década seguinte, o cantor dedicou-se mais intensamente ao samba. Em 1971, saiu o LP "Festa para um rei negro". Uma das canções era o samba-enredo que deu título ao trabalho, defendido pela escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. A música era conhecida pelo refrão "Ô lê lê, ô lá lá/ pega no ganzê/ pega no ganzá".

Outros álbuns do período são "Orgulho de um sambista", "Ao vivo no Olympia de Paris", "Eu sou o samba", "Estou com o samba e não abro" e "Couro comendo" (1979).

Durante esse período, o cantor se tornou pai. Em 1975, nasceu seu filho Jair Oliveira, o Jairzinho, que foi estrela do grupo infantil Balão Mágico e depois passou a cantar MPB. Quatro anos depois, nasceu Luciana Mello. Influenciada pelo pai e pelo irmão, também seguiu a carreira musical.
Na década de 1980, vieram álbuns de temática mais popular e por vezes romântic, caso de "Estou lhe devendo um sorriso", "Alegria de um povo", "Jair Rodrigues de Oliveira" e "Carinhoso".
Na década de 1990, houve uma predileção pela música serteja e caipira e por uma revisão de outros gêneros com que ele vinha trabalhando desde o seu início como artista.
Os nomes dos discos do período são autoexplicativos: "Lamento sertanejo", "Viva meu samba", "Eu sou… Jair Rodrigues", "De todas as bossas" e "500 anos de folia – 100% ao vivo".
Nos últimos anos, Jair Rodrigues seguia na ativa em projetos com os filhos, em discos lançados por ele. Também se envolveu com homenagens a Elis Regina. Em 2012, participou de eventos que lembraram os 30 anos de morte da cantora e antiga parceira.
Atualmente, ele seguia em turnê para divulgar seu disco mais recente, "Samba mesmo", que teve dois volumes lançados em março deste ano. O cantor estava com apresentações marcadas para os próximos dias em Florianópolis (SC) e Contagem (MG). Jair Rodrigues se despediu dos palcos e da música na última terça-feira (6) durante uma apresentação no Hotel Guanabara, em São Lourenço (MG).

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates