0

RECOMENDO O LIVRO ' O PAGADOR DE PROMESSAS' DE DIAS GOMES

on 18:05 in , ,


Acabei de ler este livro, é muito bom, a história é incrível, sinto pena do Zé do Burro, acabou morrendo, mas mesmo assim sua tão sonhada promessa foi paga, linda a história. Vale a pena conferir.

A história se passa na década de 60, na Bahia, e começa com uma promessa. Zé do Burro pede que Santa Bárbara salve seu burro, que fora ferido por um galho de árvore. Como na cidade não havia uma igreja dedicada à santa, a promessa foi feita em um terreiro de candomblé, onde a santa ganha o nome de Iansã.  
Zé do Burro, portando uma cruz nos ombros, e sua mulher, Rosa, caminham sete léguas do sertão baiano até Salvador com o intuito de pagar a promessa. Chegam a Salvador de madrugada, alojando-se nas escadarias da igreja dedicada à santa. São interpelados pelo sedutor Bonitão, que se aproveita da ingenuidade de Zé do Burro para seduzir Rosa. A mulher resiste no início, mas acaba por passar a noite com ele em um quarto de hotel.  
Ao contar ao padre que a promessa fora feita em um terreiro de candomblé a Iansã, Zé é impedido de entrar na igreja. Obstinado, ele insiste em permanecer, ignorando os apelos da mulher para partirem. Zé do Burro torna-se assunto na cidade e acaba alvo de um repórter sensacionalista, que distorce os fatos e o retrata como um messias que apoia a reforma agrária.  
Ao saber por Marli, uma prostituta apaixonada por Bonitão, que Rosa passara a noite com o homem, Zé começa a dar vazão à sua revolta. Já Bonitão, decidido a se livrar de Zé para poder se aproveitar de sua esposa, convence o policial, Secreta, da credibilidade da versão do jornal.  
Após muita insistência, o Monsenhor tenta persuadi-lo a refazer a promessa para que possa entrar na igreja. Desacatando as considerações do eclesiástico, Zé se enfurece e termina autuado pela polícia. Recusando-se a ir detido, tenta desesperadamente entrar na igreja com a cruz para cumprir sua promessa, ao que é assassinado pelo Secreta.  Os capoeiristas, por fim, fazem entrar, sobre a cruz, seu corpo na igreja.  

ANÁLISE


O Pagador de Promessas traz à tona uma série de conflitos entre o Brasil rural e o urbano, muito evidente na onda de modernização que atravessava o país ao longo da década de 50 e 60. Tais conflitos, na peça, são sintetizados pelo embate entre a crença popular, o sincretismo que formou a tradição religiosa brasileira, e o dogmatismo, o ritualismo rigoroso e a burocratização da igreja. 
Esse ponto ajuda a refletir sobre como todas as instâncias de poder, sejam culturais, políticas ou econômicas, se automatizaram, engessando-se no curso desse processo de modernização. Com isso, distanciaram-se cada vez mais das necessidades e demandas do povo.  
Zé do Burro pode ser entendido como o espírito livre do povo simples. Sua dificuldade em se comunicar e em compreender a rejeição do padre ao sincretismo entre Iansã e Santa Bárbara, deve ser lida como representação desse hiato que se formava entre um país que se modernizava para uma nova classe média e se tornava incompreensível para os que não tinham acesso ao consumo.  
Quando padre Olavo impede a entrada de Zé do Burro na igreja, Dias Gomes parece querer retratar o desamparo do povo, sobretudo da população rural. As saídas autoritárias executadas tanto pelo pároco quanto pelo poder público demonstram a inversão do papel do Estado, que deixa de auxiliar e passa a reprimir o povo, seja pela instauração de um aparelho burocrático estranho, seja pela opressão direta.  
A crítica à corrupção dos meios de comunicação torna-se clara no ponto em que o autor tangencia o tema da reforma agrária, em debate à época. A abordagem sensacionalista do repórter mostra o desconhecimento e o descaso dos meios de comunicação com a questão da distribuição de terra. A obra ainda mostra como a elite coloca um sentido de subversão a essa discussão. O papel do jornal no assassinato de Zé pretende discutir a responsabilidade política da imprensa no Brasil. 

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates