0

As Vedetes Do Brasil: As Grandes Damas Do Teatro De Revista



Vedete é como eram chamadas, no teatro de revista, as atrizes que se sobressaíam durante as apresentações e que se constituíam, muitas vezes, no grande atrativo destas.
O termo, de origem italiana (vedétta) pelo francês vedette, foi incorporado no Brasil como sinônimo de grande atração, em qualquer evento - embora seu significado esteja adstrito às grandes estrelas do período áureo do teatro de revista. No idioma francês, caiu em desuso, sendo mais utilizado o anglicismo star.
A maior de todas as vedetes foi Carmen Miranda; as mais ousadas, Luz del Fuego e Elvira PagãVirgínia Lane ficou famosa por ter sido supostamente amante do presidente brasileiroGetúlio Vargas. Outras também famosas são Suzy King1 , Carmem VerônicaViola SimpsonMarly MarleyAnilza LeoniMaria PompeuÍris Bruzzi e Renata Fronzi.







CINEMA:

  • A Grande Vedete é um filme de 1958, estrelado por Dercy Gonçalves, onde a atriz representa uma vedete que é rejeitada para grandes papéis, apesar de ainda gozar do apreço do público.

Dercy Gonçalves em A Grande Vedete

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates