0

Maior dificuldade do teatro brasileiro é o patrocínio

on 11:14





As dificuldades encontradas hoje por pessoas que fazem teatro, como produtores e artistas é a falta de patrocínio tanto por órgão público quanto privado. A lei de incentivo a cultura foi criada com o intuito de mudar esse quadro, mas isso ainda não foi o suficiente.

Ainda hoje, o Teatro é direcionado a um publico segmentado. Apesar de muita das vezes não receber o seu devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura.

O professor e ator da Escola de Teatro GLOBE, Wilson Canhas diz que, á uma grande procura por cursos de teatro, porém com um tempo, muitos atores bons acabam desistindo por não poder colocar uma peça em cartaz.

Ele afirma que: “ O Brasil acaba tornando-se podre em cultura pelo fato de ser dedicado a um publico muito segmentado, devido ao valor dos ingressos para ver peças teatrais”. Esse quadro para ele podia ser facilmente resolvido, se o governo dedicasse uma verba maior para grupos de teatro, ou se empresas privadas investisse um patrocínio maior.
A secretaria de cultura do estado de São Paulo diz que conta com programas de incentivo a cultura como: O ProAC que é realizado com recursos orçamentários próprios da Secretaria de Estado da Cultura. É um mecanismo de financiamento que busca ampliar e  diversificar a produção, criar novos espaços, preservar o patrimônio e promover formas de circulação de bens culturais no Estado.
A proposta é viabilizar projetos que muitas vezes não teriam participação no mercado cultural, mas que têm grande significado para a sociedade. Com essas leis nada muda, e produtores culturais continuam a reclamar da falta de patrocínio tanto de órgão publico quanto privado.
O estudante de artes cênicas Allan Souza diz que tem grande paixão por teatro, mais acredita que aqui no Brasil essa expressão artística não tem grande reconhecimento por grande parte da população brasileira,“As peças de teatro apresentam cultura e transmitem conhecimento aos telespectadores, as pessoas devem valorizar e apreciar essa arte.” Diz Allan Souza.
O teatro é fundamental na formação cultural de qualquer povo. Além de nos mostrar a cultura e forma de pensar de determinada época e contexto social, o Teatro também nos faz rir ou chorar, sendo considerada uma das expressões artísticas mais fortes de qualquer povo.

achei interessante está matéria retirada do jornal Uninine na internet

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates