0

A Utilização de técnicas do teatro em nosso dia a dia

imagem da internet



São muitas as técnicas do Teatro que utilizamos no nosso dia-a-dia sem nos darmos conta: a dicção, a projecção de voz, também as técnicas para decorar um texto e a forma como respiramos para a nossa voz sair mais firme e segura.
A dicção é umas das técnicas chave do teatro, muitas vezes é dela que depende se a peça é percebida pelo público ou não, por isso os actores apostam muitas vezes em trabalhar a dicção. Mas também no nosso dia-a-dia a dicção é importante para sermos percebidos e conseguir argumentar as nossas ideias claramente.
A projecção de voz é outro elemento muito importante, com esta técnica o actor fala alto sem esforçar as suas cordas vocais e isto, associado à dicção, é um elemento chave para que o nosso publico entenda a peça para no final poder comentar se gostou ou não, se entendeu qual a historia da peça, etc. Podemos utilizar estas duas técnicas em conjunto na apresentação de projectos quer seja na universidade, que é o meu caso, como no trabalho. Isto vai facilitar a compreensão do trabalho e futuramente a crítica.
Quando um actor recebe em mãos a próxima peça a ser realizada, a primeira coisa que faz é lê-la do princípio ao fim, para compreender o tipo de peça (se é uma comedia, um drama, um suspende, etc.). Depois pode sublinhar as falas da sua personagem, para a distinguir das outras quando for para decorar. Mas, antes de passar para fase de decorar as nossas falas e as deixas das outras personagens, temos que perceber a personagem, quais são as suas características, quais são os seus defeitos e os seus sentimentos em relação à história. Quando decoramos a peça temos que a dividir por partes quando esta é muito grande, podemos ler em voz alta a nossas falas para decorar, podemos pedir ajuda a alguém que nos dê as deixas para depois dizermos as nossas falas, etc. Existem várias técnicas para decorar uma peça: o actor é que tem que escolher a que se adapta melhor a si. Esta forma de estudar o texto pode ser aplicada nos estudos como no trabalho, primeiro temos sempre que compreender um texto para poder depois decorar, o que vai facilitar a memorização, porque a partir do momento que temos as ideias chave do texto torna-se mais fácil memorizá-lo.
A forma como respiramos também é algo importante. A respiração torácica faz que a nossa voz, quando é projectada com os nervos, saia tremida, e isso faz com o público não perceba as falas daquele actor. Por isso a respiração abdominal substitui a torácica, para a voz sair firme e segura, sem se notar o nervosismo inicial do actor que depois de pisar o palco passa, esquecem-se os nervos e encarna-se a personagem. A respiração abdominal pode ser utilizada quando temos que apresentar um projecto, ou quando temos que falar em frente de centenas de pessoas e nos sentimos nervosos. A nossa voz vai sair de forma perceptível, firme e segura, sendo que ninguém vai notar o nosso nervosismo, o que faz com que, enquanto apresentamos, comecemos a sentir-nos mais relaxados, porque ninguém notou a nossa insegurança inicial.
Isto são pequenas coisas no nosso dia-a-dia que nem reparamos como podem ser importantes no teatro, da mesma maneira que não reparamos como o teatro pode ser tão importante para nos ajudar no nosso dia-a-dia.



Liliana Ribeiro

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 ENTRE LINHAS All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates